As Mulheres na Direção
Cinematógrafo | Saiba mais sobre as mulheres na direção.
Sinopse
Se pesquisarmos, encontramos uma lista com nomes de grandes diretores do cinema, mas dificilmente encontramos nomes femininos, muito embora já sabemos que as mulheres fizeram e fazem parte na história do cinema e são grandes nomes da direção.
A luta é pela representatividade das mulheres em todas as esferas de trabalhos e pela visibilidade, não como protagonistas mas como personagens complexas e aprofundadas. O cinema dirigido por homens retratou as mulheres sempre a sombras dos homens, independente do gênero, mas principalmente nos filmes de western. Enquanto isso acontecia, mulheres como Ida Lupino já estavam retratando personagens femininas com profundidade e subjetividade.
Muitas atrizes, como a própria Ida Lupino, resolveram se colocar do outro lado da câmera, Leni Riefenstahl é também um exemplo disso, mas apesar de uma grande diretora tinha uma afinidade com o nazismo na Alemanha de Hitler.
Ainda hoje é muito difícil encontrar mulheres na direção de cinema de gênero como por exemplo ação. A Kathryn Bigelow é um exemplo de mulher que faz cinema de gênero desde os anos 80 e foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de direção. Um outro nome é Jane Campion que dirigiu O Piano nos anos 1990.O primeiro filme de super herói feito por uma mulher foi dirigido por Patty Jenkins em 2017, A Mulher Maravilha.
Ficha Técnica
Apresentação: Fernando Tibúrcio
Direção: Fernando Tibúrcio e Johanes Junqueira
Edição de Imagens e Finalização: Johanes Junqueira
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Direção: Fernando Tibúrcio e Johanes Junqueira
Edição de Imagens e Finalização: Johanes Junqueira
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia