Passa Quatro
#Partiu | Vamos conhecer Passa Quatro?
Sinopse
Cercada por montanhas e Mata Atlântica da Serra da Mantiqueira, o #Partiu visitou Passa Quatro: um destino perfeito para quem quer vivenciar o turismo rural, conhecer lindas cachoeiras, praticar esportes e passear de Maria Fumaça. Por Passa Quatro passa a Estrada Real, o Caminho Religioso da Estrada Real e a antiga estrada de ferro Minas-Rio.
A cidade surgiu porque era o melhor ponto de passagem no meio das montanhas, ligando a antiga capital Rio de Janeiro e as Minas Gerais. Antigamente também passaram por Passa Quatro diversos povos indígenas, até que passou a bandeira de Fernão Dias. E por lá também correm diversas águas oligominerais com várias propriedades medicinais.
E quem nos apresentou essa charmosa cidade no meio das montanhas é a professora Silvia Lucia, mais conhecida como Zuza, que nos contou um pouco sobre o surgimento da cidade, e sobre a arquitetura marcante e bela das construções do século XIX na cidade.
Depois de conhecer o centro histórico, partimos para visitar parques, cachoeiras e uma fábrica de queijos muito singular. Conhecemos a Floresta Nacional de Passa Quatro, que fica bem pertinho do centro da cidade. São 340 hectares de uma floresta exuberante, em uma reserva que já tem quase 80 anos! Dentro do parque foi possível conhecer a cachoeira Iporã, que tem uma represinha bem rasa, perfeita para curtir um dia em família.
E depois de um banho de natureza desses, confesso que o nosso apetite abriu, né? E a gente foi matar essa vontade conhecendo uma queijaria da região, que faz queijos muito diferentes: a queijaria Santo Antônio. Experimentar esse queijo é praticamente uma forma de provar o sabor da terra mesmo!
E por todo lado que a gente passa, a gente corta de novo pela Estarda de Ferro, e bem no centro da cidade fica essa charmosa estação histórica. No meio da linha do trem, o túnel da Mantiqueira, local estratégico na Revolução de 32. As montanhas entre Minas Gerais e São Paulo transformaram-se em campo de uma guerra civil em 1932, com batalhas que duraram de 9 de julho a 2 de outubro daquele ano, entre os paulistas, que não aceitavam o golpe de Getúlio Vargas, responsável pela derrubada do presidente Washington Luiz, e os mineiros, que se alinharam com o governo federal provisório. Os embates envolveram cerca de 100 mil soldados federais, sobretudo mineiros, e 60 mil revolucionários de São Paulo, e o número de mortos foi calculado em 2 mil paulistas e 1.050 do lado federal. E foi nesse local, no Túnel da Mantiqueira – uma passagem de quase um quilômetro de extensão sob a Garganta do Embaú, entre Passa Quatro e Cruzeiro (SP), ponto em que as duas forças se entrincheiraram.
E para terminar o programa visitamos o mirante, olhando a cidade por cima. As montanhas são uma atração à parte aqui da região, com uma linda vista de Passa Quatro!
Ficha Técnica
Direção: Aline Frazão
Apresentação: Gabriela Xavier
Roteiro: Felipe Ivanicska
Produção e Reportagem: Gabriela Xavier
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Edição e Finalização: Felipe Ivanicska e Sarah Cambraia
Apresentação: Gabriela Xavier
Roteiro: Felipe Ivanicska
Produção e Reportagem: Gabriela Xavier
Direção de Fotografia: Sarah Cambraia
Edição e Finalização: Felipe Ivanicska e Sarah Cambraia