A Vida Não é Útil - Ailton Krenak
Conversações I Confira uma reflexão sobre A vida não é útil - Ailton Krenak.
Sinopse
“Se enxergarmos que estamos passando por uma transformação, precisaremos admitir que nosso sonho coletivo de mundo e a inserção da humanidade na biosfera terão que se dar de outra maneira. Nós podemos habitar este planeta, mas deverá ser de outro jeito. Senão, seria como se alguém quisesse ir ao pico do Himalaia, mas pretendesse levar junto sua casa, a geladeira, o cachorro, o papagaio, a bicicleta.” Ailton Krenak
A vida não é útil”, de autoria do pensador e líder indígena Ailton Krenak, editado pela Companhia das Letras, traz reflexões provocadas pela pandemia da covid-19 e vem na esteira de vivências, viagens, debates e publicações. O livro é composto por cinco textos: “Não se come dinheiro”; “Sonhos para adiar o fim do mundo”; “A máquina de fazer coisas”; “O amanhã não está à venda”; “A vida não é útil”.
Aílton volta a apontar as tendências destrutivas da chamada “civilização”: consumo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade. Trata-se de uma crítica contumaz aos “consumidores do planeta” e à [falsa] ideia de sustentabilidade.
Literatura de autoria indígena. Procurem saber!
Ficha Técnica
Produção e Apresentação: Cláudio Henrique